Memórias de Bruxelas I

Enquanto estive em Bruxelas mantive uma espécie de blog. Sim, “uma espécie”, porque o pobrezinho conseguiu ter uma vida ainda mais curta do que a de um louva a deus. De qualquer maneira, alguns textos sobre a minha vida em terras belgas estão guardados. Hoje, já que o estado do tempo no Porto é mais ou menos uma imitação do que acontece todo o santo o dia em Bruxelas,  lembrei-me de reproduzir um desses textos. Nada mais do que relatos de coisas mundanas. Nem toda a gente pode sonhar com um Nobel, não é verdade? E vai daí…a Academia Sueca às vezes faz umas escolhas estranhas, talvez ainda haja esperança para quem não tem grande jeito para a coisa.

Sem mais divagações, passemos a recordar uma visita a Ghent. (Afinal ainda não me apetece falar de Bruxelas hoje, vamos alargar a coisa a toda a Bélgica. De qualquer maneira, o tempo é igualmente mau em Ghent, ou Gante, como preferirem).

Domingo, 24 de março de 2013

Começo por dizer que, em neerlandês, Ghent pronuncia-se Rrrrrrrent (talvez não seja preciso carregar tanto no érre). Esta informação preciosa chegou-me através de uma fonte holandesa.
Até gostava de fazer um relato minimamente engraçado da visita a esta cidade da Flandres (a mais ou menos 40 minutos de comboio de Bruxelas), mas os meus neurónios ainda estão em processo de descongelação depois do frio que tiveram de suportar.
Começou a nevar pouco depois de me ter levantado da cama no sábado de manhã. Tinham-me avisado sobre isso na sexta-feira quando eu, ingenuamente,  comentei que o tempo parecia estar a melhorar. Não estava. Chegámos a Ghent às 11:30h e no pouco tempo em que caminhámos pela cidade antes do almoço engoli uns quantos flocos de neve.
Vimos uma construção que oficialmente se chama “city hall’, mas à qual os habitantes de Ghent preferem chamar “estábulo de ovelhas”, tal é o amor que nutrem pelo edifício. A dita obra ganhou uma catrefada de prémios de arquitetura, o mundo inteiro parece gostar. O mundo inteiro menos quem vive na cidade. Eu não desgostei. Serve para “abrigar” eventos culturais, mas espero que em dias melhores do que o de sábado, até porque o ‘city hall’ tem tecto, mas não tem paredes.
Depois de algumas explicações que ouvimos da nossa guia (uma menina que vive em Ghent há seis anos e, se não estou enganada, também estagiou na Comissão) fomos procurar um sítio quente, comida quente, bebidas quentes. Tinha mesmo de ser tudo quente, tanto que acabei por deixar o senhor que nos atendeu confuso quando decidi pedir, ao mesmo tempo, sopa e chocolate quente. “Tem a certeza que quer as duas coisas?”.
Depois do almoço fomos ao Castelo de Gravensteen: uma exposição de armas medievais, uma outra um bocado macabra com instrumentos de tortura e uma vista interessante para a cidade (coberta de neve). Quando o tempo estiver melhor vale a pena voltar para ver a sério a arquitetura (sem estar a tremer de frio), ver alguns museus que dizem ser interessantes e explorar mais pubs.
No final do dia, o resultado líquido foi de dois chocolates quentes e um licor típico de Ghent chamado…qualquer coisa como Romor (rrromoorrr). Não sei bem porque não escrevi o nome, mas tinha florzinhas lá dentro e quando me levantei também vi algumas estrelas. Tentámos comprar os biscoitos típicos de Ghent, que são passados a ferro segundo consta, mas não encontrámos em nenhuma loja. Acabei por trazer um bolo de mel.
Quando a neve parou a meio da tarde, voltámos a caminhar. Fomos a um dos canais, onde, supostamente, as pessoas apanham banhos de sol e fazem piqueniques. A nossa guia disse que tivemos azar com o tempo. Eu concordei.
Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s