Deixem o mágico trabalhar

Há uns tempos (muito tempo até), aparecia na capa de uma revista  um senhor que segurava uma célebre fotografia da autoria de Alfred Eisenstaedt: V-J Day in Times Square. Na famosa imagem, um soldado beija uma enfermeira numa parada de celebração do fim da II Guerra Mundial. Curioso. Pensei: como é que uma foto Eisendsdat dá tema de capa em Portugal? Fácil: o senhor que segura a fotografia chama-se George Mendonça e é filho de madeirenses. Diz ser o rapaz da foto, aquele que dá o beijo captado pelo fotógrafo nascido em 1898 na atual Polónia. Houve uma investigação. Mendonça diz que tem provas.

Uma pesquisa rápida na internet e surgem mais cinco ou seis nomes de pessoas que sempre juraram ser o tal soldado e  ter também provas disso. O mesmo se passa com algumas senhoras que se apresentam como sendo a enfermeira sortuda que recebeu o beijo apaixonado.

Eu, que gosto da dita foto, não gosto muito destas investigações apenas porque corrompe a magia. Por que é que não me deixam imaginar a história? E se eu quiser pensar que aquelas pessoas não se conheciam de parte nenhuma e a partir daquele momento se juntaram em celebração do fim da guerra e viveram felizes para sempre? Ou que, depois do flash, cada um foi para seu lado e uma tragédia qualquer os separou irremediavelmente? (É lamechas, mas estou no meu direito). Assim, seja ou não verdade, fico com a pouco atrativa versão de George na cabeça: a enfermeira “era sua acompanhante naquele dia.”

Que mania de querer explicar tudo, saber tudo, conhecer todas as caras. Eu gosto de saber histórias. Pronto, gosto. As histórias interessam-me. Ou, pelo menos, grande parte das histórias que vivem dentro das pessoas e dos objetos interessam-me. Mas há coisas, especialmente imagens, que valem por si. Que se estragam se forem explicadas. Não temos de andar sempre a tentar perceber como é que o mágico tira o coelho da cartola.260px-V–J_day_Times_Square_por_Alfred_Eisenstaedt

Deixe um comentário

Filed under Fotografia, Uncategorized

Deixe uma Resposta

