Mitologia dita o tom no festival de Salzburgo

A Praça da Catedral foi o local escolhido para o espectáculo. No palco, os actores davam vida às personagens de Jedermann, uma peça do famoso dramaturgo Hugo von Hofmannsthal. Era dia 22 de Agosto do ano de 1920 e a plateia assistia à primeira edição do Festival de Salzburgo.

O reconhecimento internacional do evento que reúne o melhor da ópera, do teatro e da música clássica não tardou a chegar. Não é difícil perceber porquê. Da lista de fundadores constam nomes como o do compositor Richard Strauss, o do produtor de teatro, Max Reinhardt ou ainda o do maestro Franz Schalk.

De 1934 a 1937, o Salzburger Festpiele (assim se chama em alemão) viveu os seus tempos áureos. Em 1936, recebeu uma actuação da família de cantores Von Trapp, cuja história foi retratada no muito aclamado Música no Coração. Durante a II Guerra Mundial, o evento foi interrompido, mas após a vitória dos Aliados, versos e pautas musicais voltaram a encher as salas de espectáculos de Salzburgo, durante um evento que tem início na última semana de Julho e prolonga-se durante cinco semanas.

“Onde Deus e o homem colidem” é o tema deste ano. A mitologia determinou a escolha de óperas como Electra , de Strauss, Orfeu e Eurídice, de Gluck, ou ainda a criação de Alban Berg, Lulu. Já no teatro, o festival traz a Salzburgo Fedra, uma peça escrita por Jean Racine em 1677 ou Édipo em Colonus, de Sófocles. Mas são quase duzentos os espectáculos que decorrerão até ao fim de Agosto.

No domingo, o festival fez 90 anos e, como manda a tradição, voltou a abrir com a peça de Hofmannsthal, também ele um dos fundadores do mais importante evento cultural da cidade que viu nascer Mozart.

[Publicado a 31 de Julho no Diário de Notícias]

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Portfólio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s