Notícias de LJ

Prešeren Trg, Ljubljana

Os eslovenos disseram “sim” (52%) à participação de árbitros internacionais na realização de um acordo que pode acabar com a disputa territorial que dura há quase 20 anos.  Basicamente, a Croácia queria metade da baía de Piran (ou via metade da baía de Piran como sendo sua). Os eslovenos, entalados entre a costa italiana e a costa croata com os seus poucos quilómetros de costa à beira do Adriático,  queriam acesso directo a alto mar. A questão envolvia ainda quatro aldeias fronteiriças.

Parece que está tudo prestes a resolver-se e a Croácia dá, assim, mais um passo em direcção à União Europeia. Isto porque o Governo de Ljubljana bloqueou no ano passado as conversações sobre a integração do país vizinho, até que a questão das fronteiras fosse resolvida. Quando em Setembro se decidiu recorrer a arbitragem internacional para resolver o caso, a oposição eslovena achou que o assunto tinha de ir a referendo. Referendado está.

Só não me parece que, infelizmente, a opinião que  eslovenos têm dos croatas, e vice-versa, vá melhorar a par com a resolução da disputa fronteiriça.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s