Ela é a ‘arma secreta’ de David Cameron

Pode ser um trunfo dos conservadores britânicos na campanha para as legislativas. Grávida do quarto filho, decidiu envolver-se publicamente na candidatura do marido

É azul o sangue que lhe corre nas veias. Dizem que é descendente de Carlos II de Inglaterra, o pai é um sir e a casa onde cresceu uma mansão. Para os amigos, é “SamCam”, vai de scooter para o trabalho e evita a todo o custo ser rotulada por títulos de nobreza.

Há 14 anos que Samantha Gwendoline Sheffield mudou o seu último nome para Cameron. Três filhos e mais um a caminho são fruto de um romance que começou aos 21 anos durante umas férias no Sul de Itália. O casamento em 1996 com o líder da oposição conservadora britânica, David Cameron, faz dela candidata a primeira dama.

A carreira como directora criativa de uma empresa de artigos de luxo não podia correr melhor. O empenhamento é tanto que chegou a receber a alcunha nada simpática de “Anna Wintour”, actual editora chefe da Vogue norte-americana, conhecida pelo seu extremo mau feitio. E é também à moda que Samantha se mantém atenta, sendo considerada um ícone no Reino Unido pelo seu estilo sofisticado.

Até agora, evitava envolver-se na vida política do marido, mantendo-se afastada dos problemas de Westminster. Mas as eleições legislativas aproximam-se e, apesar de estar à frente nas sondagens, David Cameron precisa de toda a ajuda possível. Por isso, anunciou recentemente que os britânicos “vão começar a ver muito mais” a mulher. Se for eleito, o líder dos Tories repetirá a proeza de Tony Blair, o primeiro governante em 150 anos a ter um filho enquanto cumpria funções de primeiro-ministro.

Samantha frequentou os melhores e mais caros colégios, mas ao chegar à Universidade de Bristol para estudar Belas-Artes, esforçou-se por se desligar dos hábitos herdados de uma família de aristocratas. Foi nesta altura que tatuou um golfinho no tornozelo e se tornou amiga do músico de trip hop “Tricky”. Já a compra de uma casa de 210 mil libras (230 mil euros) aos 21 anos não parece ser compatível com a vontade de ser uma estudante igual aos outros.

Uma infância privilegiada, um casamento feliz. Podia ser um conto de fadas, mas nem tudo tem sido fácil para esta mulher de 38 anos. Os Cameron perderam o filho mais velho no ano passado. Ivan tinha seis anos e nasceu com uma doença cerebral rara. “A Samantha tem a capacidade de lidar calmamente com as desilusões e dores da vida, sem perder a alegria de viver.” Foi assim que Annabel Astor, designer e dona de uma conhecida marca de móveis, descreveu a filha em 2007 à revista Harper’s Bazar.

Mas nem todos acham que está preparada para se mudar para o número 10 de Downing Street. “Sob a luz errada, ela pode parecer demasiado perfeita, demasiado confiante e demasiado controlada. Essas qualidades podem dar muito jeito enquanto apresentamos uma queixa ao nosso operador de telemóvel, mas menos quando se quer que uma nação se apaixone por nós”, criticou esta semana uma colunista do The Guardian a propósito de uma sessão fotográfica protagonizada por Samantha.

O marido diz que ela é uma das suas “armas secretas” nesta campanha, só resta saber se no dia 6 de Maio é à porta dos Cameron que vai estar o camião das mudanças.

[Perfil de Samantha Cameron publicado a 27 de Março de 2010 no Diário de Notícias (DN Gente).]
Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Portfólio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s